Powered By Blogger

Sejam bem vindos ao meu blog

Aqui pretendo editar todos os tipos de conteúdo que tenham haver com : mãe, criança e aprendizado.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A importância do brincar para o desenvolvimento infântil:

A criança que brinca com certeza será um adulto mais equilibrado, pois quando ela está brincando, a mesma transporta as suas fantasias para o mundo real e automaticamante prepara-se para este mundo. Da mesma forma, quando o adulto brinca, ele foge do mundo real e passa a viver na fantasia da brincadeira. O brinquedo é o elo entre o adulto e a criança, entre a realidade e a fantasia. 
Alguns autores acreditam que as brincadeiras do passado desenvolviam mais a criatividade, a coordenação motora, o raciocínio, a solidariedade e os conceitos de cooperação. Isso porque, no passado, como não existiam tantos brinquedos, as brincadeiras com objetos não reais exigiam mais imaginação.
O ser humano tem mudado sua relação com o brincar ao longo dos anos. Aos poucos, as atividades tradicionais familiares foram substituídas pela televisão e os jogos eletrônicos. Brinquedos em que a criatividade era necessária deram lugar a brinquedos industrializados. A criatividade do homem era usada para satisfazer suas necessidades lúdicas e hoje o mercado de consumo satisfaz estas necessidades rompendo com esta relação do humano- a criatividade e o brinquedo.  
Brincar é importante em todas as fases da vida. Há uma necessidade de libertar-se, de fantasiar, de criar e divertir. Prazer em explorar, extravasar, relacionar-se consigo e com o próximo.
Relendo Lopes(1999, p.27), observamos que este autor afirma que, numa perspectiva pedagógica, os jogos e brincadeiras devem ter os seguintes objetivos:

1- Trabalhar os aspectos emocioanis ( ansiedade);
2- Rever limites;
3- Desenvolver autonomia; 
4- Aprimorar a coordenação motora;
5- Aumentar a concentração, a atenção e o raciocínio;
6- Desenvolver a criatividade;

A brincadeira é um espaço privilegiado de aprendizagem onde a criança age como se fosse maior do que é na realidade. Ela realiza simbolicamente aquilo que ainda não tem capacidade de fazer.
Incentive sempre o seu filho a brincar!!!

Desenvolvimento cognitivo da criança, segundo a teoria de Jean Piaget:

Esta é uma leitura fundamental para aqueles que querem entender o desenvolvimento humano desde o nascimento até a fase adulta.

1. Fase Sensório-motor: Do nascimento até os 2 anos._ O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento.
2- Pensamento Pré-operacional: De 2 a 7 anos._ A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens.
3-Operações Concretas: De 7 a 11 anos._A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes.
4- Operações Formais: De 11 anos em diante: O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dicas para aliviar as terríveis cólicas:

As cólicas podem ocorrer até os três primeiros meses de vida do bebê, estando relacionado à imaturidade intestinal, presença de gases nos intestinos e por manifestações alérgicas.

Sinais de cólica:
- Abdômem distendido.
-Crise de choro intenso, que pára espontaneamente e recomeça após alguns minutos, geralmente ocorrendo no mesmo horário do dia.
-Intenso movimento das perninhas e curvatura do tronco para frente.
-Inconsolo e irritabilidade.


 Dicas para aliviar as cólicas:

* Redução de tensões e estresse- O bebê é muito sensível, podendo perceber quando a sua mãe está nervosa com a situação. Para ajudálo, transmita segurança e confiança, o que o deixará mais tranquilo.
* Calor do corpo: Estar abraçada com o bebê o deixará emocionalmente mais equilibrado, além do calor do seu corpo facilitar a redução da cólica.
* Massagens: Faça massagens sempre que for trocar a fralda do bebê, previnindo desta forma,  a cólica.
* Compressas quentes: Podem ser feitas com fraldas passadas a ferro ou com bolsas de água quente; estas aquecem e fornecem alívio.
* Exercícios com as perninhas: Flexionar e esticar as pernas do bebê, como no movimento para andar de bicicleta, ajuda a eliminar os gases. Faça também este exercício nas trocas de fralda para previnir o acúmulo de gases.
* Ajuda médica: Procure orientação médica caso estes recursos não solucionarem o problema.

SETE PASSOS PARA UMA AMAMENTAÇÃO DE SUCESSO

1- comece o mais cedo possível: de preferência nas primeiras duas horas após o parto, mas certamente dentro das primeiras doze horas.
2-Certifique-se de que você tem uma pessoa experiente que ensine como ajustar adequadamente o bebê, desde o começo.
3-Exija alimentar o bebê desde o começo. Dê a ele acesso ilimitado.
4- Alimente-o pelo tempo que ele quizer em cada mamada, dentro do razoável. Se a mamada durar mais de 30 minutos, alguns dias depois que o leite chegou, talvez ele não esteja pegando bem ou esteja mal posicionado e, portanto, tem dificuldade para engolir.
5- Se os mamilos ficarem feridos, significa que alguma coisa precisa ser ajustada: ou é o ajuste do bebê no peito ou é a posição dele. Não é por sugar por muito tempo ou vigorosamente.
6- Não dispense as mamadas noturnas. É provável que elas aumentem mais a quantidade de leite do que as mamadas diurnas. A amamentação também é tranquilizante e pode ajudar você a dormir melhor.
7-Lave os mamilos da maneira que você fazia antes do bebê. O mamilo produz substâncias que atraem o seu bebê e ajudam-no a pegar o peito, portanto não use cremes, loções, poções ou aquele unguento mágico que a senhora da esquina disse que ia fazer o peito parar de doer. Troque a proteção para o seio com frequencia e tente passar um pouco de tempo com os seios descobertos.
OBS: Estudos mostram que a melhor loção para os seios doloridos é absolutamente: NADA!

fonte: Criando bebês
( Dr Howard Chilton)

Descubra o prazer de amamentar ...

É maravilhoso amamentar, pois além de estar dando a melhor nutrição, do tipo que o dinheiro não pode comprar, estamos dando e recebendo muito mais. O processo é todo cheio de comunicação: a mãe e o bebê, sozinhos e juntos, em uma bolha de calor, cheiros, toques, admiração e amor, abrindo canais um para o outro. Quando a mãe amamenta, tanto ela quanto o bebê secretam hormônios de conforto, chamadas endorfinas, substâncias parecidas com a morfina, produzidas pelo corpo, que acalmam. Não é surpreendente, portanto, que a amamentação seja chamada de viciante.
Provavelmente, nós não apreciamos todas as vantagens da amamentação para os nossos bebês. Existem substâncias no leite cujas funções são completamente desconhecidas até agora, mas você pode apostar que elas são muito úteis.
Também existem muitas vantagens que nós já sabemos. Além disso é um tipo de leite barato, fácil de transportar e que não precisa ser esterelizado. É perfeito para o seu bebê, de todas as  maneiras.
A amamentação também fornece imunidade contra gastroenterites bacterianas e diminui a incidência de infecções do trato respiratório e do ouvido médio, durante anos.

fonte: Livro: Criando bebês( Dr Howard Chilton)

O choro do bebê e as causas mais frequentes...

O bebê não chora para fazer malcriação, mas para nos revelar que alguma coisa o desagrada ou maltrata. A criança chora porque precisa chorar. A criança deve chorar dentro de suas necessidades. Não é aconselhável deixar o bebê chorar desesperadamente por muito tempo.

O 1º choro: Ocorre no momento do parto, forte e ativo. Indica a necessidade de remover as secreções. O bebê chora pela diferença de temperatura e pelo primeiro movimento respiratório, adaptando-se dessa maneira á vida fora do calor do útero de sua mãe.
Choro de fome ou sede: Dá-se pelo menos 1h antes da mamada; a criança fecha os olhos e movimenta os pés como se estivesse pedalando uma bicicleta, grita, chupa as mãos. Representa metade dos casos de choro no 1º mês e vai diminuindo até 30% no 6º mês. Resolve-se com maior cuidado na alimentação.
Choro de Cólica: É muito comum nas primeiras semanas de vida. A criança se estica, fica muito vermelha e chora com vigor. O choro de cólica é cíclico, vindo e desaparecendo.

Especificando as causas:

Fome: Logo que nasce a criança costuma ter muita fome e mama ao seio com grande frequência, cerca de 10 a 12 vezes por dia. A mamãe pode pensar que o seu leite é fraco e cometer o erro de complementá-lo com a mamadeira. A mãe e o pai devem compreender que o choro faz parte da amamentação, ajudando inclusive a desencadear o feflexo de produção de leite.
Sede: O leite materno elimina a fome e a sede ao mesmo tempo. Se o bebê mama com frequência o suficiente e está aumentando de peso, não precisa de suplementação de água. No caso da alimentação artificial, deve-se oferecer nos intervalos água filtrada e fervida.
Umidade:Evacuação e emissão de urina, retidas pela fralda, afligem muito os bebês, bastando mudar a fralda para sossegá-los.
Calor e frio:Quarto mal ventilado, janelas fechadas, roupas grossas e apertadas são também motivo de choro. O frio excessivo, em crianças mal agasalhadas, em dias úmidos, chuvosos, igualmente maltrata.
Posição:Em certas ocasiões é suficiente para aquietá-los mudar de posição, fazendo variar de dorsal para lateral, oblíqua. . Não deve ser utilizado o decúbito ventral( bebê deitado de barriga para baixo), pois tem-se evidenciado um maior número de casos de morte súbita nos bebês que dormem nesta posição.
Cólicas:As cólicas são frequentes, provocando dores e choro forte.
Plurido: É o nome técnico de coceira, observada principalmente nas brotoejas consequentes ao calor intenso.
Nervosismo:  Quando a criança chora, sem entretanto, se conseguir identificar uma causa aparente, pode-se estar diante de um distúrbio de comportamento. Nesse caso é preciso ter muita disciplina, método, horário, silêncio e penumbra. Na maioria das vezes até a chupeta resolve a situação.
Dor de ouvido:A otite unilateral ou bilateral deve ser pesquisada. Em certos casos, ela pode se manifestar mesmo sem resfriados. Pode ser consequente em crianças com dificuldade para pegar no sono.

Fonte: Livro: A vida do bebê
Dr. Rinaldo De Lamare

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dormir ou não com o bebê


Muitas mães querem dormir com os seus bebês, mas não falam sobre isso, pois é norma na nossa sociedade enfatizar os perigos de tal prática e advertir contra ela. Muitas mães que dormem com seus bebês gostam do fato de dormir num estágio intermediário, conscientes dos bebês, mesmo quando estão ambos dormindo. Durante a noite, eles continuam conscientes da saúde e do bem-estar do seu bebê e descartam totalmente a possibilidade de esmagá-los. Mas  isso não serve para todo mundo, portanto, se você acha que não é bom para você, não pense duas vezes. Realmente, muitos dos casais que dormem junto com os seus bebês provavelmente nunca planejaram isso: simplesmente aconteceu com aquele bebê em especial.

 Os pais que decidem dormir junto com o seu bebê precisam entender os itens abaixo, claramente:

* A cama deve ser firme e grande( uma cama King-size é ideal). A cama deve estar bem encostada na parede e deve-se colocar uma almofada firme entre o bebê e a parede.
* Não use travesseiros macios, nem cobertores pesados que possam asfixiar o bebê.
* Não é seguro ter criancinhas na cama junto com o bebê.
*Nada de álcool,  ou drogas que possam enevoar a responsabilidade protetora, em relação ao bebê.  
*Se um dos pais fuma, o bebê deve dormir em outro lugar. Ambientes em que se fuma são ruins para os bebês, de muitas maneiras, além de aumentar a incidência da Síndrome. Portanto, se você ainda não parou de fumar, agora é um bom momento!
 Lembre-se, muitas organizações dizem que o lugar mais seguro para o bebê é no berço, perto da cama do casal. Com relação a esse sistema, há poucas regras e menor margem de erros.

Fonte: Livro: Criando Bebês.  
Dr Howard Chilton




quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Quanto dorme os bebês?

Logo depois da amamentação, dormir é um dos assuntos que mais preocupam os novos pais. O sono dos bebês pode variar muito. Mas no geral, estudos comprovam que a média vária de 8 a 22 horas por dia; um bebê " típico" dorme cerca de 16 horas por dia, na primeira semana após o nascimento. Esse período diminui cerca de mais ou menos uma hora durante o resto do primeiro ano. Os bebês pequenos dormem tanto de dia qanto de noite, mas quando se aproximam dos seis meses, domem mais a noite e as sonecas do dia ficam menores. 


Um conselho comum é: "mantenha o bebê acordado durante o dia e ele vai dormir a noite toda". Isso é ERRADO! Na verdade, é o inverso, quanto mais ele dorme de dia, mais ele vai dormir de noite. Isso acontece porque, se ele dorme mais de dia, há pouca oportunidade de estimulá-lo, portanto, se ele estará menos estressado e irá dormir ainda mais. Reduza a hora de brincar, para aumentar a hora de dormir. 

Livro: Criando Bebês.
Dr Howard Chilton

Ser mãe...

Ser mãe, é algo divino sem explicação, é um sentimento muito lindo
que nos invade sem limites, um sentimento eterno que nos faz virar uma
protetora incondicional.

É você amar alguém intensamente, mesmo sem ter visto o rostinho ou ter
tocado nesse serzinho que você carrega em seu ventre e que ainda não
lhe foi apresentado, mas que você já tem grande amor por ele.

Ser mãe, é você esperar nove meses por uma pessoinha, com a certeza
que ela veio para te fazer muito, muito feliz. É você vibrar há cada
sorriso, há cada gesto novo que essa pessoinha virá a fazer, que para
você será um momento mágico, será uma vitória para ele e para você,
pois você fez parte desse instante.

Ser mãe, é você ficar admirando o sono de seu filho(a) e imaginando
como será o seu futuro, e com os olhos cheio de lágrimas, você reza
nesse momento para que tudo de certo em sua vida, e você sabe que essa
pessoinha nem sempre vai poder estar bem protegida nos teus braços, por
que em algum momento de sua vida ele terá que seguir sua vida e
aprender a andar com suas próprias pernas.

Em fim! Ser mãe, é agradecer há Deus todos os dias, por ele ter dado
a nós o dom divino de gerarmos o ser que nos fará a pessoa mais feliz
do mundo e nós transformar nessa pessoa maravilhosa que é “mãe” palavra
tão pequena com significado infinito.

(Andréa Lisboa)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A chegada de uma criança em minha vida.

Com a chegada da pequena Emely Vitória em minha vida,  tudo mudou. Eu digo tudo mesmo!!! Os dias e as noites nunca mais foram os mesmos. Estão sendo muito melhores, é claro!
Estou passando por uma fase extremamente fascinante, com grande valor de aprendizagem.
Resolvi fazer este blog para poder compartilhar experiências e emoções vividas, além de trocar informações sobre o desenvolvimento das crianças em geral, assunto que me interessa não só por ser Pedagoga, mas principalmente, por ser mãe.
Espero que gostem...!