Powered By Blogger

Sejam bem vindos ao meu blog

Aqui pretendo editar todos os tipos de conteúdo que tenham haver com : mãe, criança e aprendizado.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Projeto Livro Viajante...



Material :
Livro de histórias que possa ser “livre”, ou seja, que possa emprestado a cada aluno mesmo que corra o risco de não ser devolvido.

Cartolina
Cola
Tesoura
Canetinhas
Lápis
Lápis de cor/Giz de cera
massinha de modelar ou argila

palitinhos ou pedacinhos de pau

Objetivo: Aproximar a família do processo de incentivo à leitura, exercitar a capacidade de síntese através de desenhos e de pequenos trechos escritos que resumirão a história.
Estímulo:
Apresentar aos alunos o conceito de “Livro Viajante”: perguntar o que eles acham que é um livro viajante? Qual a diferença de um livro viajante para os outros livros? Qualquer livro pode ser um livro viajante? Dizer que o livro vai passear pela casa de cada um deles.
Desenvolvimento:
Apresentar o livro que será usado no projeto: Mostrar a capa, dizer o título, apresentar o personagem principal, os personagens secundários e o tema. Conversar sobre o personagem principal que deve ter um perfil que atraia a atenção dos alunos.
Ler a história, mostrando as figuras e motivando os alunos a comentarem livremente sobre o que está sendo lido.
Entregar o livro ao primeiro aluno da lista, deixando clara a data em que o livro deve ser trazido de volta e entregue ao próximo colega. Escrever a data na lista que deve estar anexada ao livro.
Fechamento: Após o término da viagem do livro pelas casas dos alunos, recapitular a história deixando que os alunos contem e comentem em sala de aula.
Sugestões:
1) Iniciar a confecção de um painel que resumirá a história. No painel as alunos deverão desenhar os trechos da história que mais chamaram a atenção deles, colocando legendas nos desenhos.
Fixar o painel na sala de aula ou nos corredores e murais da escola, identificado com turma e nomes dos alunos.
2) Se a escola dispuser de massinhas de modelar ou argila, confeccionar os personagens da história para expor na escola ou na sala de aula. Pode-se utilizar lã, palitinhos, entre outros materiais para fazer detalhes como cabelos, casinha, roupas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário