Powered By Blogger

Sejam bem vindos ao meu blog

Aqui pretendo editar todos os tipos de conteúdo que tenham haver com : mãe, criança e aprendizado.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Educar e cuidar...

A educação da criança pequena envolve simultaneamente dois processos complementares e indissociáveis: EDUCAR E CUIDAR. As crianças desta faixa etária, têm necessidades de atenção, carinho, segurança, sem as quais elas dificilmente poderiam sobreviver. Simultaneamente, nesta etapa, as crianças tomam contato com o mundo que as cerca através das experiências diretas com as pessoas e as coisas deste mundo e com as formas de espressão que nele ocorrem. Esta inserção das crianças no mundo não seria possível sem que atividades voltadas para cuidar e educar estivessem presentes.  O que se tem verificado, na prática, é que tanto os cuidados como a educação têm sido entendidos de forma muito estreita. 
CUIDAR tem como significado, na maioria das vezes, realizar as atividades voltadas para os cuidados primários: higiene, sono e alimentação. Quando os pais ou responsáveis precisam trabalhar é preciso ter o cuidado de deixar os pequenos em Escolas de Educação Infantil que promovam ambientes acolhedores, seguros, alegres, instigadores, com adultos bem preparados, organizados para oferecer experiências desafiadoras e aprendizagens às crianças de cada idade. Assim cuidar inclui preocupações que vão desde a organização dos horários de funcionamento, passando pela organização do espaço, os brinquedos e outros materiais oferecidos e pelo respeito às manifestações da criança ( de querer estar sozinha, de ter direitos aos seus ritmos, ao seu " jeitão"). Ver os cuidados desta forma talves nos ajude a perceber que eles são indissiociáveis de um projeto educativo para crianaça pequena.

Por outro lado, a criança vive um momento fecundo, em que a interação com as pessoas e as coisas do mundo vai levando-a a atribuir significados àquilo que a cerca. Este processo, que faz com que a criança passe a participar de uma esperiência cultural que é própria de seu grupo social, é o que chamamos de EDUCAÇÃO. No entanto, esta participação na experiência cultural não ocorre isolada, fora de um ambiente de cuidados, de uma experiência de vida afetiva e de um contexto material que lhes dá suporte.

Fonte: Fundam. Teóricos e Metodológicos da Ed. Infantil.( Iesde)

2 comentários:

  1. Carol além de toda a matéria interessantissima que vc trás aqui no blog,para mim também torna se interessante as fotos de sua filha linda.
    Acabamos,nós leitores,acompanhar o crescimento da Emely.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Emerson, pelo carinho de seus comentários!
    Mas só sinto falta de vc ser um de meus seguidores!!!
    Um abraço... Carol.

    ResponderExcluir