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Sejam bem vindos ao meu blog

Aqui pretendo editar todos os tipos de conteúdo que tenham haver com : mãe, criança e aprendizado.

domingo, 17 de abril de 2011

PUERICULTURA: 2 A 12 ANOS...

Tabela Peso x Altura - 2 a 12 anos




Acompanhe o desenvolvimento do seu filho!
Peso X Altura - 2 a 12 anos
Meninos
Meninas
Idade
Peso
Altura
Peso
Altura
2 anos
12,4
86,8
11,8
85,6
3 anos
14,6
94,9
14,1
93,9
4 anos
16,7
102,9
16,0
101,6
5 anos
18,7
109,0
17,7
108,4
6 anos
20,7
116,1
19,5
114,6
7 anos
22,9
121,7
21,8
120,6
8 anos
25,3
127,0
24,8
126,4
9 anos
28,1
132,2
28,5
132,2
10 anos
31,4
137,5
32,5
138,3
11 anos
35,3
143,3
37,0
144,8
12 anos
39,8
149,7
41,5
151,5

Fonte: Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina
                    Ambulatório de Crescimento e Desenvolvimento

20 dicas para o seu bebê crescer mais inteligente:

1- O poder do peito A amamentação é o principal estímulo ao bebê, sem falar do bem que faz à saúde dele. O contato físico durante o aleitamento desencadeia reações vitais ao desenvolvimento afetivo, emocional e mental dele. Nos Estados Unidos, pesquisas mostram que crianças que mamaram no peito têm Q.I. mais alto. Por isso, se for possível, amamente.  
2- Olhos nos olhos Quando estiver amamentando ou conversando com o bebê, olhe nos olhos dele. A criança nasce preparada para enxergar a mãe desde as primeiras mamadas. É quando registra sensações e começa a construir a memória.
3- Língua de fora Além de o rosto humano ser atraente para o bebê, estudos revelam que nos primeiros dias a criança já pode imitar o que vê - ou seja, dá conta dos desafios iniciais.
4- Gestos que falam
A criança faz a leitura do corpo e da expressão dos adultos que a cercam. Por isso, é importante demonstrar os sentimentos. Um simples beijo estalado gera a conexão de milhares de neurônios.

5- Música, maestro!
Cante canções de ninar, invente uma musiquinha ou coloque uma para o bebê escutar. Já existem estudos comprovando que ouvir música clássica (se toda a família curtir o programa, claro) contribui para o aprendizado da matemática.

6- Fralda com graça Transforme a troca de fralda em diversão pura. Leves toques na barriguinha e no bumbum podem despertar o sentido do humor. Mas fique atenta: cara feia ou beicinho indicam a hora de parar.
7- No maior papo Fale com ele sobre o tempo, sobre a alegria de tê-lo na sua vida, sobre o que ele quer fazer a seguir - enfim, sobre qualquer coisa, mas fale. Durante a conversa, a criança começa a perceber a melodia e o timbre da voz. Faça pausas entre as frases para o bebê aprender que há um momento para falar e outro para ouvir.
8- Vamos passear
Outros rostos, sons e cores da rua despertam naturalmente a curiosidade do bebê. Mas cuidado com a quantidade de estímulos para não deixá-lo agitado demais.

9- Farra no banho Aproveite o momento em que o bebê se delicia batendo pés e mãos na água e vá dizendo o nome das partes do corpo. Assim você o ajuda a ampliar o vocabulário.
10- Espelho, espelho meu... Por volta do quinto mês, o bebê se encanta ao se ver no espelho, mas ainda não se reconhece - o que vai ocorrer a partir de 1 ano. Mesmo assim, desde cedo brinque com ele em frente ao espelho e mostre "novidades" como o umbigo.
11- Que cheiro é esse?
Na hora do banho, deixe o bebê sentir o perfume do sabonete. Durante o almoço, aproxime algum alimento para que ele perceba o cheiro. Observe as reações. Esse jogo simples está relacionado ao desenvolvimento das noções mais básicas de prazer e satisfação.
12-Palmas, beijinhos, tchau Os códigos sociais podem ser transmitidos desde cedo. Com o tempo, o bebê vai associar cada gesto à sua função.
13- Espetáculo de luz e cor Objetos com cores vivas e brinquedos com luzes são uma atração irresistível e um aprendizado garantido.
14- Esconde - esconde Primeiro é a fralda cobrindo o rostinho. Depois são os objetos jogados no chão. É o desaparecer e o aparecer, o ir e o voltar - um verdadeiro treinamento para lidar com situações de separação, como a da mãe que sai para trabalhar.
15- Causa e efeito Anuncie algumas ações antes de executá-las: "Agora, vou acender a luz" ou "Vou fechar a porta" vão, aos poucos, ensinando ao bebê a relação entre causa e efeito.
16- Você no caminho Deite em um edredom e deixe o bebê escalar seu corpo. Ajuda a coordenação.
17- Toque de carinho Passe suavemente um retalho de seda ou veludo nos pés ou nas bochechas do bebê. Cada novo contato desencadeia um turbilhão de conexões neurológicas.
18- Dê nome aos bois... e a tudo o mais Descreva tudo que vê ou ouve: "Veja a rosa vermelha"; "O cachorro latiu". Facilita a identificação.
19- Pele sobre pele
Massageie delicadamente braços, pernas e a barriga dele. O contato favorece as sensações de afeto e de segurança.

20- Balancê, balancê
Movimente o corpo do bebê com suavidade para a frente e para trás, de um lado para o outro. A criança gosta e, se quer continuar, pede mais. Com isso, aprende a reconhecer o que lhe agrada ou não.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Evolução da Educação:

           Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia,
redação, datilografia...
           Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas
Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional,
hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...

           Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

           Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80.
Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para
evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e
ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o
que fazer.
           Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de
troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
           Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava
explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
           Por que estou contando isso?
           Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática
desde 1950, que foi assim:

           1. Ensino de matemática em 1950:
           Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
           O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
           Qual é o lucro?

           2. Ensino de matemática em 1970:
           Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
           O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$
80,00. Qual é o lucro?

           3. Ensino de matemática em 1980:
           Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
           O custo de produção é R$ 80,00.
           Qual é o lucro?

           4. Ensino de matemática em 1990:
           Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
           O custo de produção é R$ 80,00.
           Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
           (  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

           5. Ensino de matemática em 2000:
           Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
           O custo de produção é R$ 80,00.
           O lucro é de R$ 20,00.
           Está certo?
           (  )SIM (  ) NÃO

           6. Ensino de matemática em 2009:
           Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
           O custo de produção é R$ 80,00.
           Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
           (  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00

           7. Em 2010 vai ser assim:
           Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
           O custo de produção é R$ 80,00.
           Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.

           (  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00


           E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a
professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam
enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.

           - Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida
sustentável:

           Todo mundo está 'pensando'
           em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
           Quando é que se 'pensará'
            em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

           Passe adiante!
           Precisamos começar JÁ!
Assunto: EDUCAÇÃO (ótima)



--
Marcio Alves Farias