Powered By Blogger

Sejam bem vindos ao meu blog

Aqui pretendo editar todos os tipos de conteúdo que tenham haver com : mãe, criança e aprendizado.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Desenvolvimento da fala:

Seu filho está começando a falar? Fique atenta ao seu comportamento nessa fase. É que, mesmo sem perceber, os pais podem atrapalhar os filhos.
Publicidade
Sabia que antes mesmo do seu filho começar a emitir os primeiros sons, algumas atitudes devem ser evitadas?Não repita a palavra errada: a melhor opção é repetir somente a palavra correta - de maneira exagerada, se necessário. Por exemplo: se a criança disser "pato" em vez de "prato", os pais não devem dar respostas como "não é 'pato', é 'prato'" - fale o seguinte: "Você quer o prato? A mamãe vai pegar o prato para você". É bem mais fácil para a criança entender a maneira correta de pronunciar a palavra.
Fale de maneira correta com o seu filho: é comum que os pais troquem consoantes e abusem dos diminutivos, mas sabia que isso atrapalha o desenvolvimento da linguagem? O ideal é empregar o vocabulário adequado desde a chegada do bebê, já que ele está desenvolvendo a fala durante os primeiros anos de vida.
Outra dica é não substituir palavras por outras inexistentes e mais fáceis - como mamadeira por "tetê", por exemplo. Como a palavra certa é outra, a criança tem que aprender duas vezes.
Não interrompa: quando a criança está com dificuldades para completar uma frase, não a apresse, deixe que ela fale no tempo dela. Se os pais se habituarem a antecipar o discurso, a criança sempre vai esperar que alguém fale por ela.

Não aceite gestos: crianças usam gestos para conseguir o que querem. Se os pais sempre entregam ao filho um objeto simplesmente apontado, a criança se habitua e não aprende a pedir o que quer.

Ajude as crianças a gostarem dos livros e da leitura.

Procure ter em casa livros, revistas e jornais e incentivar a leitura deles. Incentive as idas às bibliotecas tanto da escola, da cidade..etc. Muitas vezes as crianças desistem da leitura ao encontrarem palavras desconhecidas, mas, na maioria dos casos, só de continuar a leitura acabamos por entender o que tais palavras querem dizer. Se for preciso e você puder, explique as palavras difíceis ou procure com elas o significado no dicionário. De vez em quando, nos aniversários ou datas especiais, dê livros interessantes de presente ou um caderno para que usem como diário pessoal, onde possam escrever, desenhar, copiar poemas, colar coisas marcantes de sua vida.

Escute-as lendo em voz alta:
Se as crianças já sabem ler, sugira que leiam em voz alta e escute com atenção. Se elas estiverem tímidas ou gaguejando, tenha paciência. Não fique corrigindo, pois logo irão soltar-se e fazer uma leitura melhor. Em seguida, conversem sobre o que foi lido.

Nunca as obrigue ler:
Não faça da leitura uma obrigação nem a utilize como castigo. Para fazer da criança um leitor de carteirinha, ela precisa ler com prazer.

Estimule os interesses pessoais das crianças com livros, jornais e revistas.
Quando as crianças forem maiores, identifique os assuntos de que elas mais gostam e estimule-as a lerem sobre isso. Por exemplo: se a criança gosta de geografia, consiga-lhe um Atlas. Se gosta de esportes, leia com ela seção de esportes do jornal ou matérias em revistas.

Dependendo da idade, estimule as crianças a escreverem cartas para amigos ou parentes distantes, histórias conhecidas ou inventadas, poemas ou um diário;
se notar que elas gostam de escrever, valorize estas escritas propondo que montem um livro, com capa, ilustrações, recortes etc. Guarde em uma pasta ou caixa preparada para isso;
Peça às crianças que escrevam bilhetes para alguém da família, cartão para um amigo que faz aniversário. Se ainda não souberem escrever, elas podem ditar para você;
Existem muitos jogos que utilizam a escrita, tais como palavras cruzadas, caça palavras etc.

Para que ler e escrever sejam interessantes para as crianças:

1.Leia para elas desde pequeninas e, se possível, todos os dias.
2.Descubra, com as crianças, o melhor horário do dia para a leitura: pode ser na hora de dormir, no final da tarde ou quando acharem melhor. Esses momentos juntos, escutando histórias ou poemas, podem criar lembranças lindas que as crianças jamais esquecerão. Com este tipo de experiência, a leitura na escola também passa a fazer mais sentido, vai ser mais fácil e divertido.
Este costume de ler juntos deve continuar mesmo depois que as crianças crescerem. Se você não tiver facilidade em ler, sugerimos que tente. Você também pode gostar. Convide um parente, amigo ou mesmo um filho mais velho e organize essas horas de leitura. Pode ser um bom motivo para reunir a família.
3.Mostre-lhes que a leitura ajuda nas coisas que fazemos todos os dias:
Cozinhe algo saboroso, com você ou elas lendo as receitas.
Leia ou peça que elas leiam rótulos de embalagens. Depois da leitura conversem sobre o produto.
Você ou as crianças podem ler as instruções de um aparelho doméstico enquanto aprendem a usá-lo. Também podem ler as regras de um jogo antes de começar a jogar.
Quando caminharem juntos ou estiverem no ônibus, leia os anúncios ou letreiros que observarem e depois comentem.
Leiam juntos a programação da TV para escolherem qual programa vão assistir
Leiam manchetes de jornais ou mesmo notícias, com assuntos interessantes que acontecem na sua cidade ou nos outros países.
Até uma bula de remédio, um papel jogado na rua, propagandas distribuídas na rua ou colocadas na caixa postal, podem ser motivos para a leitura. Incentive!